História do transporte rodoviário no Brasil
O Transporte Rodoviário é o meio de deslocamento mais utilizado no Brasil, sendo responsável por 62% do escoamento de cargas no país. Essa predominância intensificou-se a partir da década de 1950, com a entrada da indústria automobilística estrangeira. Houve um crescimento espantoso dos investimentos no setor rodoviário, quando Juscelino Kubitschek (1956 a 1960), com seu Plano de Metas, impulsionou o consumo de derivados de petróleo, incentivando os investimentos na Petrobras e na abertura do país ao capital externo.
A malha viária brasileira possui 1.751.868 quilômetros e ocupa a posição de quarto lugar em extensão, a nível mundial. A julgar pelo tamanho e quantidade de rodovias que cortam o país de norte a sul e de leste a oeste, a precariedade nessa forma de transporte é grande. Isso se deve ao fato da grande degradação e falta de investimentos no setor. Prova disso são as péssimas condições de algumas rodovias.
Por falta de dinheiro para investir na conservação das rodovias, a solução encontrada por certos governos é entregar as vias nas mãos da iniciativa privada. Por meio dela, concessionárias passam a administrar o perímetro, obrigando os motoristas a pagar pedágio para transitar por eles.