Veja algumas curiosidades sobre o Direito Trabalhista, que regula a relação entre empregadores e empregados. É um ramo fundamental para a preservação da Justiça na sociedade e nos vínculos de emprego.
O direito do trabalho no Brasil começou com a abolição da escravatura, em 1888, quando os trabalhadores das indústrias e imigrantes, com tradições sindicalistas de seus países de origem, começaram a exigir medidas de proteção legal em seus postos de trabalho no País.
Mas, foi apenas nos últimos anos do século XIX e início do século XX que o Direito Trabalhista começou a ganhar força por meio da promulgação de leis esparsas, em que cada assunto ou categoria profissional, como proibição de trabalhos noturnos para menores de 15 anos e contratos de prestação de serviços passaram a ser abordadas em documentos Jurídicos.
Na década de 30, após a Primeira Guerra Mundial e, influenciada pelos modelos corporativos estrangeiros, na Era Vargas reestrutura-se a ordem Jurídica trabalhista no Brasil, iniciando uma fase de consolidação e avanços, dentre eles a carteira profissional, a jornada de trabalho regulamentada para diversas categorias e para as mulheres, em regulamentação específica.
Para regulamentar leis eficientes no Direito Trabalhista, houve uma convocação de comissão de juristas para, finalmente, reunir as diversas leis do trabalho, surgindo em 1943 a Consolidação das Leis do Trabalho, a famosa CLT.
E aí gostou? Para saber mais fique ligado nas nossas redes sociais e no nosso site!