O dia 21 de abril é considerado feriado nacional, pois relembra a data em que Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes foi morto, ele é considerado um brasileiro que lutou pela independência de Minas Gerais do domínio português.
Tiradentes nasceu em 12 de novembro de 1746 na fazenda de Pombal, entre as cidades hoje chamadas Tiradentes e São João del Rei, em Minas Gerais. Ele foi um dentista, comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Joaquim José da Silva Xavier foi um participante da Inconfidência Mineira, um dos principais movimentos contra o domínio português exercido por governadores nomeados no território. Na Capitania de Minas Gerais, a conspiração visava retirar o poder do Visconde de Barbacena.
Por ser um dos principais articuladores do movimento revolucionário, ao viajar para o Rio de Janeiro Tiradentes foi capturado em 10 de maio de 1789 e condenado por traição à coroa portuguesa quando a conspiração foi descoberta.
Tiradentes foi enforcado e posteriormente esquartejado, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1792.
Fonte: Brasil escola
Leonardo Sousa