Sai outubro, entra novembro, mas o foco na luta contra o câncer continua. Desta vez, é hora de sensibilizar o público masculino a se prevenir contra uma doença que é bastante comum e é uma das maiores causas de morte entre homens: o câncer de próstata.
O Novembro Azul é a campanha que tem como objetivo a troca de conhecimentos, informações, e dados sobre o câncer de próstata. É época de conscientizar os homens a vencerem o medo e o preconceito quanto à realização do exame para se prevenirem contra possíveis danos à saúde.
Portanto, o Sinetrosv cumprirá o seu papel. Neste texto, vamos informar você sobre esta doença, como vencê-la e como dar um basta ao preconceito. Siga a leitura conosco!
O que é o câncer de próstata?
Antes mesmo de você entender o que é o câncer, vamos explicar o que é a próstata.
É um órgão pequeno que possui formato de maçã e existe apenas no organismo masculino. Ela está localizada na parte inferior do abdômen, mais precisamente entre a bexiga e o reto, sendo responsável pela produção de parte do sêmen, substância que carrega os espermatozoides e é expelida no ato sexual.
O câncer de próstata é, portanto, um tumor maligno que surge nesta região. Para 2020, o Instituto Nacional do Câncer estima mais de 65 mil casos.
Assim como a doença que atinge as mamas femininas, ele não apresenta sintomas em seu estágio inicial. Contudo, quando começa a ser mais notável, aproximadamente 95% das anomalias estão em fases muito avançadas e causam os seguintes sintomas:
- Problemas na urina e no sêmen, como a presença de sangue;
- Dificuldade de urinar ou vontade de urinar mais vezes do que o costume;
- Dor nos ossos;
- Infecção generalizada;
- Insuficiência renal.
Entre os principais fatores de risco, estão:
- A idade, afetando principalmente os homens acima de 50 anos;
- Histórico familiar;
- Obesidade;
- Exposição a substâncias químicas presentes nas indústrias, em veículos e em agrotóxicos;
- Raça, sendo que a maior incidência ocorre com os homens negros.
Como se prevenir?
A melhor forma de se defender contra o câncer de próstata é realizando exames preventivos, o chamado diagnóstico precoce. O toque retal e a análise sanguínea para identificar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) são os tipos mais comuns de detecção da doença.
Vença o preconceito!
O toque retal ainda é um tabu, sendo o machismo uma barreira que impede muitos homens de se prevenirem contra a doença.
De acordo com uma pesquisa encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em 2017, cerca de 21% dos homens entrevistados acreditam que o exame “não é coisa de homem”.
O preconceito precisa ser vencido, pois um homem morre a cada 38 minutos por conta da doença, de acordo com o INCA. Por isso, conscientizar a população masculina é um desafio de todos.
Novembro Azul: saúde é coisa de homem!
Clínica médica e convênios Sinetrosv
O Sinetrosv possui a sua própria clínica médica que recebe filiados e dependentes com atendimento humanizado, agilidade e qualidade. O melhor de tudo: de forma gratuita!
Para agendar uma consulta, é preciso apresentar a sua carteirinha de filiado e estar com suas contribuições em dia. Confira os detalhes:
- Como agendar: presencialmente ou por telefone;
- Atendimentos: terças, quartas e sextas-feiras;
- Horário: das 8h30 às 12h30;
- Endereço: Sede do Sinetrosv – Rua Doutor Mariano J.M. Ferraz, 509 – Centro, Osasco;
- Telefones: (11) 2284-1675 e (11) 3699-0575;
- Valor: gratuito (para associados e seus dependentes).
O Sinetrosv também tem vários convênios de saúde para que você possa realizar os seus exames preventivos. Acesse o nosso site e confira!
Fonte: Sinetrosv