Qualquer ambiente de trabalho pode oferecer riscos à saúde do trabalhador. Por isso, os riscos ocupacionais são importantes classificações dadas pela Secretaria do Trabalho (que atualmente faz parte do Ministério da Economia) para garantir que os espaços de atividade laboral sejam mais seguros.
Para cada tipo de atividade desempenhada, bem como agentes no local que possam determinar acidentes, existem riscos específicos.
Você sabe identificar cada um deles?
Riscos físicos
Os riscos físicos são aqueles relacionados aos seguintes agentes: ruídos, frio, calor, pressão, umidade, radiações (radiações ionizantes), pressões anormais e outras formas de energia que possam de alguma forma ser nocivas à saúde do trabalhador.
Riscos químicos
São os relacionados a substâncias químicas às quais os trabalhadores podem ficar expostos, tais como fumos, gases, vapores ou outras substâncias compostas que possam ser inflamáveis ou tóxicas.
Riscos biológicos
Os riscos biológicos dizem respeito aos riscos que envolvem a exposição a bactérias, vírus, fungos, parasitas, protozoários ou demais organismos que ofereçam risco de contaminação ao indivíduo em contato no seu ambiente de trabalho.
Riscos ergonômicos
Muito comuns, são os relacionados a um esforço físico excessivo: levantamento e transporte de peso, postura inadequada, trabalho noturno, tarefas físicas repetitivas ou até mesmo jornadas de trabalho extensas.
Riscos de acidentes
Os riscos de acidente são relacionados a situações perigosas, como estruturas de trabalho inadequadas (ferramentas, armazenamento de materiais de forma incorreta), trabalho em altura, risco de choque elétrico, incêndio e manuseio de máquinas pesadas.
Mapa de riscos ocupacionais
Para facilitar o entendimento e tornar os riscos ocupacionais menores no ambiente de trabalho, cada risco é discriminado por uma cor diferente e associado a um ambiente de trabalho. Dessa forma, tem-se o mapa de riscos ocupacionais. Conheça:
Riscos físicos – verde
Riscos químicos – vermelho
Riscos biológicos – marrom
Riscos ergonômicos – amarelo
Risco de acidentes – azul
É dever das empresas informar sobre os riscos em todos os locais que os trabalhadores transitam.
“Cerca de 700 mil acidentes de trabalho acontecem por ano, no Brasil. Nós, do sindicato, estamos sempre de olho nas empresas, fiscalizando os riscos ocupacionais que elas oferecem para os trabalhadores de nossa categoria. Porém, se você perceber que as suas condições de trabalho estão fora do normal, entre em contato conosco. Faremos as devidas orientações e esclarecimentos para mudar essa realidade tão grave de nosso país” salienta o presidente do Sinetrosv, Arnaldo Ribeiro da Silva.
Fique atento!
Fonte: Sinetrosv