Dia 29 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. O cigarro é uma das principais causas de doenças respiratórias, circulatórias e do coração. Nunca é tarde para abandonar o hábito e não há um único jeito que funcione.
Pessoas diferentes podem reagir de maneira diferente na luta para largar o vício. No entanto, algumas dicas são bastante úteis para ajudar na caminhada.
Escolha o primeiro dia sem cigarro
Abandonar o tabagismo é um processo. Uma dica importante é marcar um dia para ser o primeiro dia completamente sem cigarro. Nos dias anteriores, basta ir diminuindo gradualmente a quantidade habitual. É mais fácil ir reduzindo ao invés de parar repentinamente, pois diminuem os efeitos da abstinência e também as chances de recaída. Ao parar, evite frequentar os lugares em que você costumava parar para fumar e busque criar novos hábitos com atividades prazerosas.
Abstinência
O cigarro possui substâncias como a nicotina, causando dependência. Por isso é normal que ao parar de fumar possa ter os seguintes sintomas de maneiras forte por até três dias, mas que tendem a reduzir gradativamente: tremores, sudorese, irritação, ansiedade, fome compulsiva e desconforto geral. Também podem surgir dor de cabeça, tontura, alterações no sono, tosse, dificuldade de concentração.
Parar de fumar engorda?
É comum um breve aumento de peso em quem acabou de parar de fumar por aumento de fome e ansiedade. Na maioria dos casos, o ganho é temporário e é revertido em alguns meses. Recomenda-se evitar alimentos gordurosos. Também evite café e bebidas alcóolicas neste período, pois estimulam a vontade de fumar.
Tive uma recaída. E agora?
Não se culpe. Isso é bastante comum e é normal que os fumantes só consigam parar após mais de uma tentativa. Tente descobrir o motivo que levou à recaída. Se você costumava associar o cigarro a outros hábitos como tomar café, corte este hábito por um tempo. Não desista e tente quantas vezes for necessário até parar.
Água, comida e chicletes
Beba bastante água durante o dia. Tenha sempre uma garrafinha ao alcance. Sempre que sentir vontade de fumar, beba água. Tenta também pequenas porções de alimentos não calóricos e faça mais pequenas refeições diárias para combater a ansiedade. Chicletes, de preferência sem açúcar, podem ajudar também com a ansiedade.
Exercício e companhia
Atividade física ajuda a controlar o peso e libera neurotransmissores que dão sensação de bem-estar e diminuem a ansiedade. Evite companhia de pessoas que também fumem e explique que está lutando contra o hábito. Se mora com alguém que também é fumante, por que não tentar juntos? Em conjunto é mais fácil. E avise pessoas próximas de que está parando de fumar, pois o incentivo dos demais é positivo.
Crie rotinas, consuma arte, aprenda coisas novas. Isso ajuda a estar mais em contato consigo mesmo e gera bem-estar.
Medicamentos e ajuda médica
Em alguns casos, aconselhamento médico e medicação podem ajudar a parar de fumar. Há tratamentos com reposição de nicotina e com medicamentos inibidores da vontade de fumar. Caso perceba a necessidade de ajuda médica, marque sua consulta na Clínica Médica do Sinetrosv.
Fonte: Sinetrosv