Dia 14 de agosto foi o Dia do Cardiologista, médico responsável pela saúde do coração. O órgão, responsável por bombear e distribuir o sangue para o restante do corpo é fundamental para a saúde. Cuidar deste órgão para prolongar a sua vida com qualidade é necessário, mas não tem tantos mistérios.
O sangue que passa pelo coração é meio em que há as trocas gasosas da respiração, o transporte de nutrientes e defesas do corpo, entre outros. O estilo de vida e os hábitos podem contribuir para um melhor funcionamento do órgão.
Mexa-se
Atividades físicas regulares ajudam a afastar o risco de doenças cardiovasculares, especialmente os exercícios aeróbicos.
Durma bem
Dormir o suficiente e ter um sono reparador também ajuda proteger o coração. Sono ruim ou insuficiente pode causar hipertensão, que é uma das causas mais comuns de problemas cardíacos.
Olho na balança
O excesso de peso é fator de risco para doenças cardiovasculares, além de diabetes, hipertensão e colesterol alto, doenças que também contribuem para problemas no coração.
Controle a pressão
Medir a pressão arterial com frequência é importante. Se ela estiver acima de 12 por 8 é sinal de risco. A hipertensão arterial aumenta risco de derrame, infarto e insuficiência cardíaca e em muitos casos pode ocorrer mesmo estando dentro do peso ideal (há possibilidade de, em alguns casos, ser genética). Ela tem tratamento.
Coma certo
Evite excessos com açúcar, sal e gordura, pois são prejudiciais ao coração. Alimentos processados e ultraprocessados são geralmente problemáticos por isso. Prefira frutas, verduras e carnes magras na dieta e opte pela opção mais natural possível de alimentos.
Cuidado com o colesterol ruim
O colesterol ruim (LDL) é resultado de uma dieta rica em alimentos com gorduras saturadas e trans. Ele pode entupir vasos sanguíneos ao se acumular na parede deles. Por isso deve-se ter cuidado com a alimentação.
Excesso de glicose é ruim
Evite alimentos com farinha branca, não fique muito tempo sem se alimentar e nem coma em excesso. Evite doces em excesso. A diabetes é fator de risco cardíaco, pois favorece o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.
Evite o stress
O trabalho em escritório pode ser realmente estressante. No entanto, não leve os problemas do trabalho para casa. O stress libera hormônios que influenciam colesterol e pressão arterial.
Não fume
O hábito de fumar é prejudicial ao coração. O tabagismo provoca aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, e estreitamento dos vasos sanguíneos, além de acelerar o entupimento dos mesmos pelo acúmulo de gordura. É uma bomba para o coração.
Faça check-ups periódicos
Alguns fatores de risco para o coração não têm sintomas tão fáceis de se detectar sem os devidos exames. Por isso é importante fazê-los periodicamente. A Clínica Médica Sinetrosv, em Osasco, possui cardiologista, entre outras especialidades. Agende uma consulta.
Fonte: Sinetrosv