7 erros para não cometer com idosos no isolamento da Covid-19

Manter os idosos em casa durante a pandemia pode não ser uma tarefa fácil. Porém, há sete erros que prejudicam ainda mais a rotina e devem ser evitados. Confira!

 

  1. Tratá-lo com criança

O idoso tem condições totais para receber informações e decidir sobre elas. Ajude-o a encarar essa fase como uma escolha consciente, e não uma obrigação: mostre que o isolamento contribui para a saúde da família e da sociedade, além de protegê-lo.

 

  1. Tentar distraí-lo

Ocupar o idoso com funções improdutivas, para mantê-lo dentro de casa, pode deixá-lo ansioso. Incentive-o a fazer tarefas importantes para o lar ou atividades que estimulem a mente. Caso morem juntos, compartilhem momentos de união, como contar histórias, preparar uma receita etc.

 

  1. Esconder a realidade

É importante que o idoso saiba os motivos do isolamento, para sua própria segurança. Converse sobre o real risco de morte caso o sistema de saúde seja incapaz de socorrer os casos de internação. Não seja alarmista, mas sim realista.

 

  1. Estimular o pânico

Não é preciso falar dos corpos empilhados em outros países para convencer o idoso a ficar em casa. Em vez de gerar pânico, fale que o isolamento é uma importante medida de preservação da vida. Converse também sobre outros assuntos além do Coronavírus: divida pensamentos e demonstre proximidade.

 

  1. Abandoná-lo

O distanciamento social não pode excluir o idoso da rotina familiar e social. Se não moram juntos, é possível que se vejam à distância, e usem o telefone e as redes sociais para conversar. Explique sempre o motivo do afastamento, especialmente de crianças, mas não confunda isolamento com abandono.

 

  1. Mentir

Há informações sobre a pandemia por toda a parte. Dizer ao idoso que ele será multado ou preso se sair do isolamento trará efeitos psicológicos muito negativos: sua confiança será abalada e, futuramente, ele poderá duvidar de um diagnóstico, por exemplo. Trate o idoso sempre com a verdade: essa também é uma forma de cuidado.

 

  1. Negligenciar sua saúde

Toda pessoa com mais de 60 anos está no grupo de risco da Covid-19, já que o sistema imunológico vai ficando mais comprometido após essa idade, e as chances de desenvolver complicações que podem levar à morte são maiores.

Negligenciar a saúde, principalmente durante a pandemia, é o maior erro que se pode cometer. Por isso, se você ou alguém na sua família têm 60 anos ou mais, agende uma consulta na Clínica Médica Sinetrosv.

Nossa clínica redobrou os cuidados para receber os pacientes. A consulta é gratuita para filiados, e apenas R$ 30,00 para seus dependentes!

Se você quer se associar para aproveitar este e outros benefícios, clique aqui.

Conheça todos os parceiros do Sinetrosv da área médica, clicando aqui.

 

 

Fonte: Sinetrosv

Posted in Notícias.