Sabia que os olhos podem apresentar os sinais mais importantes da presença de Coronavírus?
Olhos vermelhos
Segundo especialistas, olhos vermelhos são o sinal “mais importante” da presença de Covid-19. A aparência é a de quem tem alergia, como um sombra avermelhada nos olhos.
A conjuntivite viral comum é outro indicativo, com secreção, hiperemia (aumento da quantidade de sangue circulante no local) e presença de folículos (alterações estruturais).
A infecção acontece de forma aerossol: o vírus flutua em gotículas e toca o fluido dos olhos.
Nem todas as pessoas com olhos vermelhos estão com o vírus. Dentre os infectados, cerca de 1% a 3% apresentam o olho rosa viral ou conjuntivite. Por isso, lavar muito bem as mãos, evitar tocar o nariz, a boca e os olhos, e manter uma higiene eficaz das lentes de contato é fundamental para se prevenir.
Lesões na retina
Além da conjuntivite, outro sinal percebido por pesquisadores são microlesões na retina. Mas, diferente da inflamação aguda, não é possível verificar as lesões a olho nu – somente com exame de tomografia de coerência óptica (OCT).
O estudo aconteceu com pacientes mais leves de Covid-19, e mais jovens, mostrando que as lesões não foram provocadas por tratamentos agressivos e nem pela idade avançada dos voluntários.
Apesar das lesões nas retinas, nenhum dos pacientes sentiu qualquer diferença, nem apresentou cegueira ou outros problemas na visão.
Contudo, essa é uma estrutura intimamente ligada ao cérebro, e pode informar a situação dos neurônios na presença do vírus. Ou seja, é possível que as lesões na retina sejam, na verdade, prejuízos causados ao sistema nervoso central (SNC) e ao sistema vascular.
Fique de olho
Mantenha a saúde de seus olhos em dia! Clique aqui e agende uma consulta com um dos consultórios oftalmológicos parceiros do Sinetrosv.
Esse benefício também é válido para seus dependentes.
Se você ainda não se associou ao Sinetrosv, clique aqui e faça parte da nossa família!
Fonte: Sinetrosv