Na passagem de 2019 para 2020, muitos projetos foram idealizados: ser pais, mudar de casa, ou celebrar o casamento, por exemplo. Mas, com a mudança de vida trazida pela pandemia de Coronavírus, muitos planos terão de esperar.
Enfrentar o novo
A quarentena criou uma nova etapa de vida. Nela, enfrentamos muitas realidades, como incertezas em relação ao trabalho, uma gravidez não planejada ou términos inesperados de relacionamentos.
O fim do confinamento dará lugar a uma realidade diferente daquela que vivíamos antes. Não é fácil, mas é possível se adaptar, e essa é uma característica humana, assim como a resiliência e a tolerância à frustração.
Adaptação x negatividade
As repentinas mudanças causadas pela Covid-19 podem gerar ansiedade, estresse e medo, por exemplo. Apesar da gravidade da doença, não se deixe levar por pensamentos negativos: mudanças são normais e, de um modo geral, a vida segue seu curso.
Na verdade, a vida é muito mais incerta do que gostaríamos, por isso somos tão apegados à planejamentos: gostamos de pensar que estamos no controle.
E embora o processo de adaptação não seja uma experiência completamente nova a todos nós, na quarentena aprendemos que mudanças súbitas podem acontecer para dar lugar a experiências que, talvez, não vivenciaríamos na rotina de outrora.
Nos tornamos mais resilientes, valorizamos mais as pessoas que amamos ou os pequenos prazeres, e aceitamos que muitos planos terão de esperar.
Aceitar x resignar
Calma! Aceitar não é o mesmo que resignar.
Resignar-se é estagnar, tornar-se passivo a repetitivos pensamentos negativos. Já a atitude de aceitar é entender que a crise é o começo da mudança e que é preciso começar a se ocupar, em vez de apenas se preocupar.
É normal e até saudável sentir tristeza ou ansiedade em meio à perda repentina dos projetos de vida. Aceite essas emoções e deixe a resignação para trás!
Superação
Se o adiamento de projetos importantes é muito difícil, avalie a possibilidade de reinventá-los aos novos tempos. Há situações duras de se ver o lado bom (como a perda do emprego por causa da Covid-19), mas você pode conduzi-las conforme for possível.
Viva o momento e perceba como as coisas evoluem, adaptando-se para continuar avançando. Fique longe da impaciência e lembre-se que, após a queda, sempre é possível voltar a se levantar.
O Sinetrosv está com você, não desista. Vamos superar!
Fonte: Sinetrosv