Todo lugar que concentra bastante gente é um local de risco à contaminação por Covid-19. Em ambientes fechados, como academias, é ainda pior.
Além de agrupar muitas pessoas ao mesmo tempo (principalmente em horário de pico), academias facilitam a disseminação do Coronavírus por meio de suas máquinas e itens (como pesos e colchonetes) que frequentemente são tocados – muitas vezes com bastante suor.
Na academia, a rotação de uso dos mesmos objetos e aparelhos, em um curto espaço de tempo, é um ambiente bastante propício para o alastramento da Covid-19: as pessoas espirram, tossem, suam, contaminam as mãos ao tocar ou cobrir a boca, e espalham gotículas de saliva.
Respeitar o distanciamento social protege tanto o indivíduo quanto quem convive com ele. É importante lembrar que há pessoas assintomáticas (estão infectadas com Covid-19, não apresentam sintomas, mas podem transmitir o vírus) e, sem os devidos cuidados, podem colocar a saúde dos familiares em risco.
Falamos mais sobre assintomáticos aqui – e como evitar a transmissão do Coronavírus dentro de casa
Como ter um estilo de vida saudável durante a pandemia?
Este não é o melhor momento para frequentar academias. Mas, respeitar o distanciamento social não significa parar de se exercitar! Pratique exercícios em casa ou ao ar livre, mantendo distância de aglomerações e o menor contato possível com outras pessoas.
Caso precise seguir com sessões de algum tratamento (como fisioterapia), vá em horários de pouco fluxo de pessoas, levando sempre álcool em gel 70% para higienizar as mãos após terminar o exercício de cada equipamento. Cuidado para não tocar nos olhos, nariz e boca enquanto se exercita.
E lembre-se: o álcool em gel deve ser específico para as mãos. Nem sempre academias disponibilizam o desinfetante na forma antisséptica (70%), mas apenas para limpar o suor.
Veja em nosso site mais orientações do Sinetrosv para você cuidar bem da sua saúde e de seus familiares! Conte conosco!
Fonte: Sinetrosv