Embora associados, saúde e bem-estar são conceitos diferentes, mas que precisam caminhar juntos para nos garantir qualidade de vida. Veja:
Saúde: mais que ausência de doenças, é o mais completo estado de bem-estar mental, físico e social, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Bem-estar: é a satisfação com a vida, e envolve fatores sociais e econômicos, experiências de vida e condições de atender anseios materiais e espirituais.
Qualidade de vida: para a OMS, é como percebemos nossos objetivos, padrões, expectativas e preocupações, relacionada a questões físicas, sociais, psicológicas, e outras.
A qualidade de vida está interligada a recursos financeiros, segurança física, transporte e opções de lazer, por exemplo, mas também indica situações do dia a dia, como a quantidade diária de sono, a presença de dor física e até a autoestima.
Sem saúde e bem-estar a qualidade de vida se torna precária.
No atual momento, isso é bastante evidente: todo o planeta enfrenta uma pandemia severa, o Coronavírus (que provoca a Covid-19), e para evitar aglomerações e respeitar as recomendações da OMS, muitos de nós estão em quarentena.
Sem os devidos cuidados com a saúde e o bem-estar, perde-se muito em qualidade de vida no decorrer do isolamento.
O Sinetrosv tem trazido diversos conteúdos para ajudar você a ficar bem na quarentena. E enquanto não podemos voltar à antiga rotina, foque nos seguintes hábitos:
- Alimente-se corretamente: inclua mais alimentos naturais na dieta, e reduza os industrializados (ricos em açúcares, sal e gorduras).
- Beba muita água.
- Controle o estresse e suas finanças: tudo isso vai passar!
- Cuide da saúde mental: procurar ajuda psicológica é possível na quarentena, e não é vergonha.
- Evite bebidas alcoólicas e fumo em excesso.
- Faça uma coisa de cada vez.
- Lave sempre as mãos e não compartilhe objetos de uso pessoal.
- Mantenha boas relações sociais, mesmo à distância!
- Não compare sua vida com a de outras pessoas, nem se preocupe com padrões de beleza socialmente impostos.
- Pratique exercícios físicos regularmente, mesmo em casa.
- Priorize boas noites de sono.
- Separe um tempo para as atividades que mais gosta e pode realizar em casa, como assistir um filme, cuidar da pele etc.
Com atenção e carinho, é possível minimizar os efeitos da rotina de ficar em casa. Conte com o Sinetrosv para manter saúde, bem-estar e qualidade de vida equilibrados e sadios!
Fonte: Sinetrosv