Além de danos físicos, o novo Coronavírus (causador da Covid-19) pode afetar a saúde mental.
Isso porque a quarentena, tão importante para evitar a disseminação do vírus, colocou muitas pessoas em regime domiciliar por tempo integral. Consequentemente, o medo e o estresse gerados pelo isolamento podem desenvolver traumas e desgastes emocionais.
Mas, o que é saúde mental?
É o estado de bem-estar que permite ao indivíduo usar suas próprias habilidades, ser produtivo, contribuir com a comunidade e se recuperar do estresse por conta própria.
Fatores biológicos e genéticos, doenças físicas, traços da personalidade, experiências impactantes, adversidades e uma rotina estressante são exemplos de condições que mexem com o psicológico. No atual momento, conviver com a pandemia de Coronavírus tem sido difícil para muitas pessoas.
E como cuidar da saúde mental durante o isolamento?
- Mantenha a calma e a paciência: a pandemia assusta, mas vai passar!
- Mude o foco da atenção: ocupe a mente com assuntos relaxantes e que causem bem-estar. Espaireça!
- Não alimente pensamentos negativos e pessimistas: eles aumentam a ansiedade e podem provocar crises de pânico e depressão. Reveja seus sonhos e exercite a paz interior!
- Crie uma rotina agradável: leia bons livros, faça cursos online, trabalhe remotamente, mantenha sentimentos positivos. Extravase o tédio!
- Não use automedicação para relaxar (como soníferos e calmantes): procure seu médico se não conseguir lidar com a situação atual. Há consultas e psicoterapias online, aproveite!
- Faça sua parte: se no seu isolamento há outras pessoas no mesmo lar, exercite a empatia e controle seus hábitos negativos. Mantenha a boa convivência!
- Exercite: o corpo, a resiliência, o otimismo!
Embora seja uma pandemia, o Coronavírus é um desafio que será vencido. Até lá, cuide de sua saúde mental e conte com o Sinetrosv para sair desta fase ainda mais fortalecido!
Fonte: Sinetrosv