Para diminuir o avanço do novo Coronavírus (que provoca a doença chamada Covid-19) há medidas de proteção e prevenção fundamentais. O uso de máscara é uma delas.
As mais conhecidas são as máscaras descartáveis. Contudo, elas não são recomendadas para se usar na rua, no transporte público, no escritório ou em qualquer lugar aberto, por três motivos principais:
- Máscaras descartáveis devem ser reservadas para profissionais de saúde, pessoas com sintomas de Covid-19 e cuidadores de idosos, pois estão em falta no mercado mundial.
- A eficiência da máscara descartável começa a cair após duas horas de utilização, e diminui drasticamente depois de quatro horas.
- Continuar usando o acessório descartável ao longo do dia passa a falsa sensação de proteção: a pessoa esquece de tomar outras medidas de segurança (como lavar frequentemente as mãos) e coloca a saúde em risco.
Se você não tem sintomas do novo Coronavírus e precisa sair de casa, improvise uma máscara com tecido. Ela não protege contra a infecção pelo vírus, mas reduz a transmissão de fluidos (que podem conter o Coronavírus), evitando o contágio de outras pessoas.
Não esqueça de manter pelo menos dois metros de distanciamento social, sempre que possível!
Aos pacientes com sintomas leves (sem falta de ar), que não fazem parte dos grupos de risco – com mais de 60 anos, imunodeprimidos, e portadores de doenças crônicas (como diabetes e hipertensão) –, recomenda-se o isolamento, em casa, para diminuir o risco de disseminação.
Aprenda, no vídeo abaixo, a fazer uma máscara improvisada com lenço ou outro tipo de tecido:
https://drauziovarella.uol.com.br/coronavirus/coronavirus-e-mascara-quando-usar/
Conte com o Sinetrosv para combater e vencer mais este desafio!
Fonte:Sinetrosv