Oito informações essenciais sobre o câncer de próstata

 

Você já ouviu falar sobre o Novembro Azul? Trata-se de uma mobilização mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Embora o termo assuste, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens – atrás do câncer de pele.

Preocupado com a saúde de seus associados, o SINETROSV apresenta, a seguir, oito informações essenciais sobre o tema:

  1. Próstata

É uma glândula presente apenas nos homens. Localiza-se na parte baixa do abdômen, debaixo da bexiga e na frente do reto, envolvendo a parte superior do canal por onde passa a urina (uretra).

Tem o tamanho de uma ameixa em homens jovens, e aumenta com o avançar da idade.

  1. Câncer de próstata

É o tumor que afeta essa glândula e pode ser curado quando ainda está localizado, por isso prevenção e diagnóstico precoces são fundamentais: quanto mais avançado mais agressivo se torna e a chance de sobrevida é muito menor.

  1. Fatores de risco

Idade: o avançar da idade aumenta o risco. Nove a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, no Brasil, têm mais de 55 anos.

Histórico familiar: homens cujo pai, avô ou tio tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos têm o risco dobrado. Se um irmão tem a doença, o risco se eleva ainda mais. Pacientes com menos de 65 anos e mais de um parente afetado têm o risco aumentado de 6 a 11 vezes.

Há, também, o risco de câncer de próstata hereditário em homens cujos parentes de primeiro grau foram diagnosticados com câncer de próstata antes dos 55 anos.

Sobrepeso e obesidade: dietas ricas em gordura e carne vermelha, e pobre em legumes, vegetais e frutas facilitam o surgimento do tumor. Homens sedentários e com peso corporal mais elevado apresentam um tipo mais agressivo do câncer.

Etnia: negros têm maior incidência.

Passar muitas horas sentado: risco 22% maior em homens que passam oito ou mais horas sentados e realizam pouca atividade física.

Atenção! Esse é o caso dos trabalhadores de escritórios, que passam grande parte do dia em frente ao computador.

  1. Frequência

Depois do câncer de pele, é o câncer mais frequente entre os homens. É a segunda principal causa de morte por tumor entre homens, após o câncer de pulmão. Considerando também as mulheres, é o quarto tipo de câncer mais comum no Brasil.

Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 68.220 casos novos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018-2019 – 66,12 casos novos a cada 100 mil homens. Em todas as regiões do país é o câncer mais incidente entre os homens. Na Região Sudeste, estimam-se 66,75 casos a cada 100 mil homens. No Estado de São Paulo a taxa é de 59,77 casos para cada 100 mil homens.

Consequência do desenvolvimento da doença, 6.149 homens foram afastados do trabalho, em 2017 (última amostragem do gênero). Confira aqui o levantamento completo sobre a frequência do câncer.

  1. Sinais e sintomas

Pode não apresentar sintomas na fase inicial. Quando apresenta, são comuns:

  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Dificuldade de urinar;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Dor lombar, na bacia ou nos joelhos;
  • Dor na uretra e sangue na urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite;
  • Problemas de ereção.

No estágio avançado, a obstrução ao urinar é mais intensamente percebida, devido à compressão da uretra causada pelo crescimento local do tumor. Já o crescimento loco-regional obstrui os rins. A doença pode se espalhar por outros tecidos e atingir órgãos próximos como bexiga, vesículas seminais, reto e todo o organismo – principalmente para os ossos.

  1. Diagnóstico

Quanto mais cedo, melhor: é mais fácil conter a propagação e eliminar o foco cancerígeno no início. O exame é rápido. Todos os homens com mais de 50 anos (45 anos, caso existam fatores de risco) devem investigar precocemente se há a doença ou não, através dos exames:

Toque retal: tamanho, forma e textura da próstata são avaliados pelo médico.

PSA: Antígeno Prostático Específico (PSA), mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, em exame de sangue.

Jamais se deve esperar que os sintomas apareçam para procurar um urologista.

  1. Prevenção

Hábitos saudáveis como trinta minutos diários de atividade física (no mínimo), manter o peso adequado à altura, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável (pobre em gordura, principalmente de origem animal, e rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais) e visitar o médico regularmente são comprovadamente benéficos à melhoria da saúde e à prevenção do câncer de próstata.

  1. Informação

O preconceito e a falta de informação podem colocar em risco a vida de milhares de homens. Por medo, por desconhecimento ou por vergonha, muitos preferem não conversar sobre esse assunto e apenas investigam o problema quando os sintomas aparecem. Infelizmente, a doença pode já estar em estágio avançado.

O SINETROSV vai ajudar você e seus dependentes na prevenção e combate ao câncer de próstata. Se já é sócio do sindicato, tenha acesso aos seguintes benefícios:

Ainda não é filiado ao SINETROSV? Torne-se sócio agora, clicando aqui.

 

Fonte: SINETROSV

Posted in Notícias, Osasco, Sorocaba.