Responda rápido: você se dedica à sua saúde como ela merece ou só lembra dela quando algum problema aparece?
Se a sua resposta foi a segunda opção, reavalie agora seus hábitos. Especialmente por trabalhar em escritório: as oito horas ou mais que se passa sentado em frente ao computador, todos os dias, podem colaborar para o surgimento do sedentarismo.
Aliás, estudos de diversos países apontam que isso pode ser tão prejudicial quanto fumar. A falta de movimentação aumenta as chances de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e câncer, ao mesmo tempo em que reduz a expectativa de vida em cerca de dois anos.
Um mal silencioso
A recomendação do Ministério da Saúde é que um adulto ingira 2000 calorias por dia para se manter saudável. Em paralelo, deve-se gastar, semanalmente, mais de 2.200 calorias. Pessoas que consomem mais calorias do que gastam fazem parte do grupo sedentário.
No Brasil, quase metade da população está neste grupo (45,9%), de acordo com o Ministério do Esporte. Produzido pelos confortos da vida moderna, o sedentarismo é a deficiência ou falta de atividades físicas ou esportivas e causa 13,2% das mortes no país, segundo a revista médica Lancet.
Portanto, trata-se de um mal que não atinge somente pessoas acima do peso. Entre as diversas doenças associadas ao sedentarismo estão:
- Aumento da pressão arterial
- Atrofia muscular
- Aumento do colesterol
- Diabetes tipo 2
- Distúrbios do sono
- Obesidade
- Problemas articulares
- Problemas cardiovasculares (infarto ou AVC)
Trabalhadores de setores administrativos também são afetados por problemas posturais, musculares ou visuais, o que faz da prática diária de exercícios físicos ainda mais urgente e fundamental para uma vida com qualidade.
A importância dos exercícios físicos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o bem-estar completo (físico, psicológico e sociocultural) para alcançar qualidade de vida. E o que pode ser mais completo que a prática de atividades físicas para conquistar esse potencial? Olha só o que ela faz:
- Aumenta: autoestima, produtividade, energia, alívio da tensão.
- Melhora: flexibilidade, respiração, tônus muscular, humor, sistema imunológico, relacionamento interpessoal, concentração.
- Reduz: ansiedade, estresse, depressão, risco de morte e de doenças, peso corporal, taxa de gordura.
- Fortalece: ossos, rendimento mental, qualidade do sono, postura.
Esse são apenas alguns dos benefícios promovidos pelo hábito de se exercitar. Isso mesmo, o exercício físico precisa se tornar um hábito:
Agradável: não é preciso radicalismo nem abrir mão do que se gosta de fazer para começar uma atividade física. O importante é se identificar com a atividade e realizá-la em um ambiente agradável, de fácil acesso, com disciplina e periodicidade.
Já: nada de deixar para depois. Esqueça as desculpas e organize seu tempo. Troque um hábito improdutivo, que está ocupando sua vida, pela prática de esportes e atividades físicas. A motivação vem com o tempo, não se preocupe!
Revigorante: exercícios físicos e esportes revigoram e aliviam a tensão, tornando a disposição para o trabalho e para os desafios rotineiros muito maior. É uma válvula de escape saudável, aproveite!
Estratégico: use os benefícios da atividade física a seu favor em todas as áreas. Com mais resistência física virá melhor cognição e menor risco de demência ou depressão.
Escolha mais saúde e bem-estar
Que tal praticar tudo o que foi aprendido aqui – antes do verão?
Se você ainda não é sócio do Sinetrosv, não deixe sua saúde esperar: clique aqui e se associe hoje!
Fonte: Sinetrosv