1 de maio dia do trabalhador
O dia 1° de maio mais conhecido como o dia do trabalho, teve origem em 1886 onde aconteceu uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago, para reivindicar a redução da jornada de trabalho (de 13 horas para 8 horas diárias), e em 1º de maio desse ano milhares de pessoas foram às ruas iniciando uma greve geral nos Estados Unidos.
Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Mas foi somente em 26 de setembro de 1924 que esta data se tornou oficial. O Presidente Arthur da Silva Bernardes, decretou a data como feriado nacional, que deveria ser destinado à comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.
A criação da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) foi instituída através do Decreto-Lei nº 5.452, em 1º de Maio de 1943, na gestão de Getúlio Vargas. Durante o governo Vargas realizavam-se grandes manifestações que incluíam música, desfiles e normalmente o anúncio de alguma nova lei trabalhista. Até hoje, alguns governos seguem a tradição e comunicam o aumento do salário mínimo nesta data.
O Sindicato Sinetrosv parabeniza todos os trabalhadores, em especial aqueles da área do administrativo do transporte por esta data tão especial na luta pelos direitos trabalhistas. Juntos somos mais fortes.