Todos sabemos que a contaminação da Covid-19 no trabalho é muito frequente, pois se trata de um ambiente com grande potencial para a propagação de doenças respiratórias, por isso é importante unir forças para adotar estratégias para se prevenir e reduzir a disseminação da Covid-19.
E você, sabe como evitar a transmissão do vírus no ambiente de trabalho, e proteger a saúde do trabalhador?
A principal forma de contaminação é de pessoa para pessoa. Pode ocorrer de formas como meio de contato pessoal próximo com secreções contaminadas e eliminadas na tosse, espirro e fala. Também por contato com objetos e superfícies contaminadas.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) classifica as atividades laborais em três níveis de risco:
risco baixo: atividades que não envolvem contato próximo com o público e/ou colegas de trabalho e não exigem contato com indivíduos infectados;
risco médio: atividades que envolvem contato próximo com o público e/ou colegas de trabalho, mas não exigem contato com indivíduos infectados;
risco alto: atividades com alto potencial de contato com indivíduos infectados.
Quais medidas devem ser tomadas para evitar o contágio no ambiente de trabalho. Veja só algumas dicas de como se prevenir.
Distanciamento social mínimo de 2 metros; reduzir o fluxo no estabelecimento e controle do acesso, com filas demarcadas; providenciar barreiras físicas entre funcionário e clientes (uso de face shield e placas de acrílico); fornecer equipamentos de proteção individual adequados para funcionários, disponibilizar álcool gel 70% para higienização das mãos; limpar regularmente objetos e superfícies frequentemente tocados; uso de máscara facial pelos funcionários e clientes.