É possível conciliar Coronavírus e viagens? Essas são perguntas frequentes que muitos estão fazendo. Na atual situação que nos encontramos é necessário avaliar os locais de destino e evitar países e estados que possuem uma alta taxa de casos de COVID-19. Caso haja uma extrema necessidade de viajar, cuidados com a higiene pessoal e o distanciamento social são de extrema importância para uma viagem segura.
Alguns países proibiram a entrada de brasileiros por tempo indeterminado, a fim de controlar a disseminação da doença. No dia 1 de agosto de 2020, a União Europeia reabriu suas fronteiras externas. Brasileiros estão proibidos de entrar, pois a situação pandêmica no país ainda está fora de controle. A restrição de entrada é para viagens consideradas não essenciais, como o turismo. A regra não se aplica a estudantes, trabalhadores sazonais, passageiros em trânsito e refugiados.
Desde o dia 27 de maio de 2020, foi tomada a medida em que os Estados Unidos restringem a entrada de brasileiros ou estrangeiros que tenham passado pelo Brasil nos últimos 14 dias, a decisão foi tomada após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que a América do Sul era o novo epicentro da doença.
Antes de viajar é necessário tomar alguns cuidados, alguns países exigem do passageiro um teste de COVID de até 72 horas antes da viagem, se sentir algum sintoma relacionado a COVID-19 não saia de casa e se persistir procure o médico, no aeroporto é obrigatório o uso de máscaras e manter o distanciamento social é primordial, dentro do avião o passageiro tem que ficar a viagem inteira com a máscara e utilizar o álcool em gel para a higiene pessoal.
Ninguém sabe até quando iremos conviver com essa doença, mas seguindo todas as recomendações é possível desfrutar de momentos incríveis com a sua família.