Depressão no trabalho: é possível se livrar desse mal

Apesar de muito comentada, nem todos sabem exatamente o que é a depressão. O Sinetrosv já abordou o tema saúde mental aqui e como diversos transtornos psiquiátricos podem afetar a vida do trabalhador.

No artigo de hoje, abordaremos mais detalhadamente a depressão. Acompanhe a leitura!

O que é?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão é um transtorno mental, causada por diversos fatores biológicos, psicológicos e até hereditários, ou seja, ela não se origina de uma fonte única. E mesmo após a resolução do problema, os sintomas permanecem, e podem ser:

  • Alterações entre sentimentos de baixa autoestima e culpa;
  • Distúrbios do sono ou de apetite;
  • Desinteresse em atividades cotidianas que antes eram prazerosas;
  • Mudanças no humor;
  • Perda de prazer.

 

Onde está?

Dados da OMS apontam a depressão como a principal origem de doenças e limitações em todo o planeta: mais de 300 milhões de pessoas vivem com o transtorno. Na América Latina, o Brasil é o país com maior prevalência: 11,5 milhões de pessoas estão depressivas (mas como a maioria das pessoas não procura tratamento, é provável que este número seja, na realidade, muito maior).

No mercado de trabalho não é diferente. Até 2020, a depressão será a doença mais incapacitante do mundo, ainda de acordo com a OMS.

Há tempos isso já é percebido: todos os anos, milhares de profissionais precisam se afastar de suas funções por causa da doença.

Portanto, depressão não é frescura ou sinal de fragilidade, é uma doença que precisa de tratamento.

 

Depressão no trabalho?

A pessoa deprimida tem todas as suas capacidades de trabalho e corporais prejudicadas. Somadas a um ambiente profissional muito estressante, carga exaustiva e recorrente de trabalho, cobranças exorbitantes, falta de pausas, ambiente insalubre, divisão injusta de tarefas, dentre outros fatores, a doença pode desencadear.

 

O que fazer?

Reconheça a depressão como doença, e não apenas como um sentimento passageiro de tristeza, e busque ajuda médica. O Sinetrosv tem parceria com diversos especialistas que poderão ajudar você, ou seu ente querido, a sair dessa!

E aqui você encontra uma lista de todos os parceiros do sindicato na área da saúde.

Ainda não é sócio do sindicato? Clique aqui para se associar e utilizar os diversos benefícios, parcerias e convênios que o Sinetrosv oferece para você cuidar da sua saúde e de seus familiares.

 

Fonte: Sinetrosv

Posted in Notícias, Osasco, Sorocaba.